1- Apresentação

Ao longo das três primeiras décadas de história da FDCI, no desenvolvimento de suas funções e atividades, a Biblioteca, que recebeu o nome de “Camilo Cola”, apesar das limitações e dificuldades, sempre buscou apoiar a manutenção da qualidade do ensino com o atendimento in loco.
No entanto, foi a partir de 1995 que a biblioteca foi reestruturada, ou seja, a crescente demanda informacional da comunidade acadêmica propiciou a inovação de seu quadro de pessoal, de seu acervo e a sua informatização. Essa inovação promoveu o aumento do fluxo de usuários, pois a biblioteca instituiu um acervo com dimensões interdisciplinares para a formação em Direito e, paralelamente, propiciou acesso a uma rica coleção de Literatura, entre outras áreas do conhecimento.
Atualmente, localizada no 2º pavimento, do prédio da FDCI, em Morro Grande, a biblioteca conta com um espaço físico de 440 m², proporcionando aos alunos, ambiente climatizado e agradável para estudos em grupos ou individuais. Funciona de segunda a sexta-feira de 7:30h às 22h, ininterruptamente.

2- Tipologia e Objetivo

A Biblioteca da FDCI é Especializada em Direito, pois, apesar de abranger outras áreas do conhecimento, 90% do seu acervo são voltados para a área jurídica.
Seu objetivo visa facilitar: a pesquisa, a consulta bibliográfica, a documentação e a informação aos membros do corpo docente e discente da Instituição, mas, como é aberta ao público, procura servir também a comunidade externa.

3- Estrutura Hierárquica

A Biblioteca da FDCI, constituindo-se órgão de apoio técnico está ligada ao Núcleo Administrativo, ligado à Direção da FDCI que por sua vez está subordinada ao Conselho Superior da FEVIT.

 

4- Equipe Administrativa

Bibliotecária
Roberta dos Santos Viana CRB 6/ES 695

Técnicos em Biblioteconomia:
Maria de Fátima Pirovani Silva
Sônia Regina Fabris Henriques

Auxiliar Administrativo:
Pablo de Almeida Fonseca
 

Menor Aprendiz:
Lays Coutinho Martins
Vinicius Soares da Silva 

5- Seções

5.1 Coordenação

Administra todos os serviços das Seções segundo o Regulamento Interno e demais Políticas. Representa a Biblioteca na Instituição e fora dela. Participa e promove palestras, seminários e outras ações de caráter cultural. Propõe à Administração Superior a política biblioteconômica da faculdade, apresentando planos e metas da Biblioteca. Apresenta o relatório anual das atividades da Biblioteca. Elabora projetos e aplica verbas orçamentárias e outros recursos financeiros. Executa as políticas e planos definidos para a Biblioteca. Promove a elaboração dos manuais de serviço, regulamentos e normas e a articulação da Biblioteca com as demais Unidades da Faculdade e outras Entidades para o cumprimento dos seus objetivos.

5.2 Seção de Referência
É responsável pela parte prática do setor na qual se avalia o fluxo de circulação dos usuários e a freqüência das atividades, proporcionando ambiente adequado para todas as práticas de trabalho e um atendimento de qualidade.

5.2.1 Recepção, Balcão de Empréstimos e Devoluções
Telefone: (28) 2101-0310 (28) 2101-0307
E-mail: biblioteca@fdci.br

5.2.1.1 Serviço de interação
Funciona como uma ouvidoria direta do setor. O interessado deve preencher um questionário de satisfação, disponível na recepção da biblioteca ou enviar reclamação via e-mail.
Telefone: (28) 2101-0310 (28) 2101-0307
E -mail: avalieabiblioteca@fdci.br

5.3 Seção de Seleção e Aquisição
É responsável pelas atividades de formação, manutenção e controle do acervo da Biblioteca, de acordo com a Política de Desenvolvimento de Coleções a qual envolve as atividades de aquisição, avaliação, descarte, intercâmbio e doações de coleções visando ao melhor aproveitamento do espaço para exposição de obras relevantes para o cumprimento da Missão Institucional.
Telefone: (28) 2101-0332
E-mail: aquisição@fdci.br

5.3.1 Setor de Periódicos - Serviço de Intercâmbio
Telefone: (28) 2101-0308 (28) 2101-0332
E-mail: periodicos@fdci.br

5.4 Seção de Processamento Técnico
É responsável pela representação descritiva, temática e normalização técnica dos documentos, visando à identificação e a recuperação da informação, através das atividades de tombamento, classificação, catalogação, indexação e o preparo para uso de todo o material bibliográfico.
Telefone: (28) 2101-0332

 5.5 Seção de Automação
Responsável pelos serviços de criação e conservação da documentação digital e eletrônica, como o Repositório Institucional e o Banco de Teses da FDCI. Controla o acervo de fotografias, reportagens e produções próprias da instituição que compõe o “Memorial FDCI”. Prepara e divulga os serviços, projetos e eventos na internet e outros canais de comunicação.
Telefone: (28) 2101-0308

5.6 Seção de Conservação e Restauração
É responsável pela preservação do acervo de modo a vistoriar o ambiente, evitando o impacto provocado pelos agentes externos de degradação documental (luz, temperatura, insetos, etc.). Além disso, trabalha pela conscientização do manuseio correto das obras, restaurando-as quando necessário.

5.7 Seção de Promoção de Eventos
Realiza eventos e executa projetos os quais têm caráter cultural e social com o objetivo de apresentar os benefícios que a leitura e a biblioteca podem oferecer para a construção da cidadania e do conhecimento à comunidade na qual se encontra inserida.

6- Produtos e Serviços

  •  • Cadastro de consulentes aberto à comunidade em geral;

  • • Acessibilidade aos portadores de necessidades especiais; 

  •  • Livre acesso às estantes;

  •  • Salas climatizadas para estudos em grupo e individuais;  

  •  • Empréstimos, devoluções e pesquisas informatizadas;  

  •  • Catálogo eletrônico do acervo;

  •  • Terminal de consulta aos assuntos constantes na biblioteca;

  •  • Obras Raras e Clássicas do Direito;

  •  • Obras de Referência, Literatura, História e Biografias;

  •  • Materiais Iconográficos e Objetos Tridimensionais;

  •  • Seção de Monografias, Teses e Dissertações;  

  •  • Seção de Periódicos jurídicos e multidisciplinares;  

  •  • Levantamento Bibliográfico e Base de Dados (Júris Síntese on line, Comut, RT online, etc.);  

  •  • Multimeios;

  •  • Hemeroteca;  

  •  • Guarda-volumes;  

  •  • Serviço de Xerografia; 

  •  • Reservas;  

  •  • Treinamento de Usuários;

  •  • Visita programada

 

  • Repositório Institucional Memórial FDCI
  •  Vitrine das ultimas Aquisições

7- Sistema Organizacional

O acervo da biblioteca está automatizado e utiliza a base de dados “Escolar”, que disponibiliza catálogo digital (online) permitindo pesquisa ao acervo. Os documentos são ordenados (nas estantes) através do Sistema de Classificação Decimal Universal (CDU) e identificados com tarjas coloridas e etiquetas, as quais servem para informar a localização dos documentos, as condições para o empréstimo, bem como outras funções.


      

 

 

O total do acervo registrado na Biblioteca até 31/12/2017 é:
 
Títulos
Exemplares
Livros (inclusive obras de referência)
10.631
20.733
Periódicos (inclusive jornais)
1.111
41.290
Artefatos Tridimensionais
15
15
Total
11.757
62.038
 
Midias Digitais Assíncronas
 
Títulos
Exemplares
DVD’s
137
384
CD’s
636
944
Fitas de Vídeo
198
416
Total 
971
1.744
 
Mídias Digitais Síncronas
 
Títulos
Exemplares
Internet, “Programa Escolar”, SaraivaOnline, “Portal Capes de Periódicos”, Comut, “ScieloBrazil”, “Cnen Livre”,Domínio Público e Revista dos Tribunais Online.
09
66
Total
09
66

O número de exemplares, neste caso foi calculado (para uma média) pelo nº de máquinas que a FDCI disponibiliza para consultas de alunos e funcionários: Biblioteca (12), Copiadora (02), Professores (02), Apoio ao aluno (02), Informática (39) e Escritório Modelo (09), sabendo que, em se tratando de internet, esse número é proporcionalmente maior.

 
Títulos
Exemplares
Acervo Registrado até 31/12/2017
12.737
63.848
Acervo Desbastado até 31/12/2017
3.016
34.115
Total do acervo constante na biblioteca até 31/12/2017
9.721
29.733

 

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