COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

A Comissão Própria de Avaliação - CPA é o organismo com a atribuição de conduzir os processos de avaliação interna e da sistematização de coleta de informações nos seus aspectos físicos, estruturais e pedagógicos.

É papel da CPA avaliar com responsabilidade o processo educacional, envolvendo toda a comunidade acadêmica, além de seus funcionários. A finalidade básica da Comissão Própria de Avaliação é de promover uma auditoria interna em todos os segmentos da instituição com base nas dez dimensões exigidas pelo CONAES/INEP, tomando como base também a Avaliação Institucional.

• Dimensão – 1: A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
• Dimensão – 2: A política para o ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo a produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.
• Dimensão – 3: A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere a sua contribuição em relação a inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, a defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
• Dimensão – 4: A comunicação com a sociedade.
• Dimensão – 5: As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.
• Dimensão – 6: Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios.
• Dimensão – 7: Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.
• Dimensão – 8: Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional.
• Dimensão – 9: Políticas de atendimento aos estudantes.
• Dimensão – 10: Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

As atividades da CPA são bastante amplas. Vão desde a sensibilização da comunidade acadêmica quanto a importância da avaliação, passando pela pesquisa de métodos de avaliação eficientes até o gerenciamento e aplicação dos métodos avaliativos e o processamento e divulgação de seus resultados.

A CPA tem uma gestão democrática, formada por representantes do corpo docente, discente, técnico-administrativo e sociedade civil, com o mesmo peso para as quatro categorias. Tem o desafio de implantar um sistema de avaliação que respeite a identidade da Instituição e que abranja as diferentes dimensões do ensino, da estrutura e do espaço físico.

Para isso, pretende ampliar as discussões internas e contar cada vez mais com a participação de toda a comunidade acadêmica no processo de avaliação. Esta participação é de fundamental importância, uma vez que os resultados da avaliação poderão beneficiar a instituição em diversos aspectos, os alunos e futuros alunos, o corpo docente e a sociedade como um todo.

COMPÕEM A CPA:

Cristiano Tessinari Modesto
Representante do Corpo Docente
Francisco Ribeiro
Coordenador da CPA
Henrique Nelson Ferreira
Representante do Corpo Docente
José Clara da Silva
Representante da Sociedade Civil Organizada
Maria da Glória Ambrósio
Representante do Corpo  Técnico-administrativo
Maria Cecília Campos Alves
Representante do Corpo Discente
Maria Cristina Sousa de Albuquerque
Representante do Corpo Discente
Maria da Penha Caçador Légora
Representante do Corpo Técnico- administrativo
Roberta dos Santos Viana
Representante do Corpo Técnico-administrativo
Rômulo Louzada Bernardo
Representante da Sociedade Civil Organizada
Ruberval da Silva Rocha
Representante da Sociedade Civil Organizada
Victor Hugo Merçon Azevedo
Representante do Corpo Discente