A FDCI possui a melhor e mais moderna estrutura do Sul do Espírito Santo.

Situada na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo. Consolidou-se como polo de desenvolvimento econômico para o sul do Estado do Espírito Santo, destacando-se pelo abastecimento de 80% do mercado brasileiro de mármore, além de levar para o cenário nacional grandes nomes da música, literatura, teatro e cinema, como Rubem Braga, Newton Braga, Roberto Carlos, Sergio Sampaio e outros. Com uma área de 887,9 km2 e uma populaçao de cerca de 200.000 habitantes, está localizada no Sul do Estado do Espírito Santo. Administrativamente, possui cinco distritos: Burarama, Pacotuba, Gironda, Soturno e Itaoca. compoe, junto com mais de 17 municípios, a regiao do Vale do Itapemirim.

A regiao sul do Estado do Espírito Santo vive excelentes perspectivas na área de energia, ante as descobertas de megajazidas de petróleo (em especial no litoral sul), do comércio exterior, bem como do agronegócio.

A sede da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, localizada as margens da Rodovia Engenheiro Fabiano Vivacqua, BR 482, em Morro Grande, possui 6.500 m2 de área construída, com modernas instalaçoes: 20 salas de aula com 80 m2 cada, laboratório de informática com 39 computadores modernos conectados a internet, biblioteca com 440m2 e acervo de mais de 50.000 exemplares registrados, salao de júri e escritório modelo (para a prática jurídica dos alunos), auditório com capacidade para 500 pessoas, acessibilidade aos portadores de necessidades especiais (de acordo com a Portaria Ministerial 1679/99), estacionamento com capacidade para mais de 350 veículos, diversos equipamentos de comunicaçao e audiovisuais, livraria, copiadora e praça de alimentação.

O prédio também foi planejado observando a sustentabilidade e consciencia ambiental. Existe captaçao de água da chuva que é utilizada nos jardins, limpeza e sanitários. O esgoto é tratado antes de ser lançado na rede pública, existem caixas para coleta seletiva de lixo, iluminaçao de policarbonato nos corredores centrais, arborizaçao e climatizaçao adequada.

Como se observa, dotado de infra-estrutura moderna, com tecnologia de ponta, oferece aos alunos e professores todo o conforto e segurança necessários para o excelente desempenho das funçoes de ensino e aprendizagem.