O Núcleo de Monografia tem como principal atribuição oferecer orientação técnica e científica aos alunos que estejam produzindo o Trabalho de Conclusão do Curso, para obtenção do grau de bacharel em direito.

Desde a portaria ministerial 1886/94, introduziu-se no curso de Direito a monografia como forma de estímulo a pesquisa e reflexão sobre os conhecimentos teóricos obtidos durante o curso. Com a Resolução no 9, de 29/09/2004 a elaboração da monografia passou a ser obrigatória, sendo incorporada ao currículos do curso.

 

Modelo de Projeto de Pesquisa

1 - O PROJETO DE PESQUISA

Em uma pesquisa nada se faz ao acaso. Desde a escolha do tema, fixação dos objetivos, determinação da metodologia, coleta de dados, sua análise e interpretação para a elaboração do relatório final, tudo é previsto no projeto de pesquisa. Este, portanto, deve responder as clássicas questões:

O que fazer?
A resposta a essa pergunta é a delimitação do tema e do problema a ser resolvido. É importante que se restrinja o campo, pois quanto mais circunscrito estiver o objeto, melhor e com mais segurança se trabalha. Muitas vezes essa delimitação pode ser usada como título provisório do trabalho.

Por que fazer?
A resposta a essa questão é a justificativa da escolha do objeto de estudo. Nesse tópico deverão constar a definição e delimitação do problema, a descrição bibliográfica que demonstre sua relevância enquanto objeto de estudo, suas hipóteses e sua importância para a comunidade, o que o torna um dos tópicos essenciais do projeto.

Para que fazer?
A resposta a essa questão está nos propósitos do estudo, ou seja, nos seus objetivos gerais e específicos. É fundamental que seus objetivos sejam claros, pois eles nortearão todo o trabalho metodológico que será desenvolvido.

Como fazer?
A resposta a essa questão está na metodologia (métodos e técnicas) que será utilizada em seu trabalho. A metodologia é um procedimento sistemático e formal cujo objetivo é encontrar as respostas para problemas mediante o emprego de técnicas científicas que permitam descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis em qualquer campo do conhecimento.

Com quem fazer?
A resposta a essa questão está vinculada as pesquisas que, por utilizarem recursos de estatística ou por serem pesquisas empíricas, devem selecionar uma amostra entre a população alvo do seu estudo.

Onde fazer?
Local, campo de pesquisa, pesquisa de campo, bibliografia.

Se a pesquisa exigir trabalho com amostragem, necessariamente é preciso trabalhar com dados colhidos no campo de estudo. Isso não impede que a pesquisa bibliográfica seja executada em centros especializados ou em bibliotecas universitárias, cujas especialidades estão ligadas a áreas de conhecimento específicas.

Com o que fazer?
Recursos, custeio. Muitas das monografias a ser apresentadas por alunos, devido ao interesse do assunto e da área específica, podem ser financiadas por órgãos de pesquisa ou pela própria universidade.

Quando fazer?
A resposta a essa pergunta é um cronograma, que deve descrever mês a mês todos os passos que o pesquisador seguirá. Além disso, o bom andamento da pesquisa requer rigor quanto ao cumprimento dos prazos estabelecidos pelo orientador e pela dinâmica da pesquisa.

Caso não consiga responder essas questões, pense melhor sobre seu objeto, procure leituras e monografias específicas que ajudem a clarear seu plano de trabalho.
O pesquisador, além da integridade intelectual, deve possuir uma postura sistemática, controlada e crítica para que seu projeto obtenha bons resultados.

2 - ELEMENTOS DO PROJETO

1) Tema

2) Delimitação

3) Justificativa

Texto apresentando o tema e a problemática que o envolve;
Apresenta a relevância do estudo;
Justifica a escolha , o porquê de abordar o assunto.

4) Objetivos

Exposição clara e objetiva do que se pretende abordar na pesquisa. Quais aspectos que serão analisados e discutidos ?

Todo objetivo deve iniciar com verbo no infinitivo (apresentar, destacar, analisar, comparar...)

5) Metodologia

Descrição detalhada de como será realizada a pesquisa: o tipo de pesquisa, os métodos, as fontes que serão consultadas.

Deve estar relacionada com os objetivos (para cada objetivo, descrever qual ou quais serão os procedimentos para alcançar os mesmos).

6) Cronograma

7) Esboço do Trabalho

Pré-sumário, roteiro que deverá ser elaborado a partir dos objetivos propostos e que norteará o desenvolvimento da pesquisa e facilitará o processo de coleta de dados

8) Referencias Bibliográficas

Levantamento e anotação das fontes que darão o suporte teórico-metodológico da pesquisa. Registrar segundo normas da ABNT.

Arquivos / Downloads