Nunca se ouviu falar tanto no termo "direito" como nos dias atuais. Os meios de comunicação em geral propagam informações sobre grupos que se formam na defesa do Direito Ambiental, do Direito do Consumidor, dos Direitos Humanos, dos Direitos do Trabalhador, dos Direitos da Mulher, dos Direitos da Criança e do Adolescente etc.

Quando se pensa no curso de Direito, é muito comum imaginar um curso longo, carregado de teorias, conceitos, estudo de leis, ou seja, como uma ciencia antiquada e chata. Mas será que a realidade é mesmo esta? A resposta é não.

O bacharel em Direito exerce um papel fundamental na sociedade, pois conta com uma formaçao humanista e técnico-jurídica necessária compreender e aplicar o direito e, via de consequencia, para atender as demandas sociais, detectando dificuldades, buscando soluçoes e mecanismos de composiçao capaz de solucionar conflitos

Para os interessados pelo curso, vale dizer que o mesmo tem duração de 5 anos e algumas aptidões essenciais deverão ser utilizadas e desenvolvidas, como a capacidade de reflexão, de argumentar bem e de associar ideias. Estas características, aliadas ao gosto pela leitura, boa memória, facilidade de comunicação e redação é que farão a diferença para o ingresso no mercado de trabalho do futuro profissional.

O aluno formado no Curso de Direito possui diversas oportunidades profissionais, quer seja na esfera pública, como em empresas ou ainda como profissional autônomo. Vejamos a seguir algumas profissoes exercidas por bacharéis em Direito:

ADVOGADO - representa cidadaos quando seus interesses estao em jogo, ou quando as leis nao estao sendo cumpridas da forma como deveriam. É o advogado quem possui habilitaçao para postular junto aos órgaos do Poder Judiciário. O exercício da funçao é privativa aos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para maiores informaçoes, visite o site: www.oab.org.br.

PROCURADORES - são os advogados aprovados em concurso público, que defendem os interesses da União, Estados, Municípios e suas autarquias. O advogado do Município é denominado Procurador do Município. O advogado do Estado é denominado Procurador Estadual. No caso da União, são denominados Advogados da União. Para maiores informações, visite o site: www.pgfn.fazenda.gov.br; www.pge.es.gov.br;

DEFENSOR PÚBLICO - sao os advogados aprovados em concurso público e contratados pelos Estados para prestar assistencia jurídica, judicial e extrajudicial, integral e gratuita, aos considerados pela lei como necessitados. Para maiores informaçoes, visite o site: www.defensoria.es.gov.br

JUIZ - sao os integrantes do Poder Judiciário e exercem a funçao jurisdicional do Estado, julgando as controvérsias jurídicas que lhe sao submetidas. Para poder exercer tal atividade, o bacharel necessita ser aprovado em concurso público. Mais informaçoes, visite: www.tj.es.gov.br; www.trt17.gov.br; www.trf2.gov.br.

PROMOTOR DE JUSTIÇA - é, por excelencia, representante da sociedade e fiscal da lei e exercendo a funçao nas comarcas, por intermédio de Promotores de Justiça e, nos Tribunais, por Procuradores. Para que se possa exercer essa atividade, o bacharel necessita ser aprovado em concurso público. Mais informaçoes, visite: www2.pgr.mpf.gov.br; www.mpes.gov.br.

DELEGADO DE POLÍCIA - O delegado de polícia cabe, basicamente, presidir inquéritos e investigações policiais, com o objetivo de descobrir fato tido como ilícito penal, em todas as suas circunstâncias, bem como seu autor, prestando, em sua atuação, relevante auxílio ao Poder Judiciário prepara inquéritos, chefia investigações etc.. Para poder exercer essa atividade, o bacharel necessita ser aprovado em concurso público. Mais informaçoes, visite: www.dpf.gov.br

OUTRAS CARREIRAS - São também funções da carreira jurídica a de diplomata e de auxiliares da justiça: escrivão e oficial de justiça, assessor parlamentar, entre outros.